quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Micro de cuca fresca no verão

Sugestões para evitar prejuízos com superaquecimento e ‘picos’ de energia



Calor intenso, pancadas de chuva, “picos” de energia elétrica. O verão começa nesta sexta-feira trazendo alegria para quem está de férias e preocupações a mais para os usuários de computador. É preciso ficar atento para não submeter a máquina a condições desfavoráveis e correr o risco de danificar componentes. Para manter seu micro protegido basta seguir algumas dicas simples.

A temperatura ideal varia e alguns processadores são mais resistentes do que outros. O calor só queima o processador em casos extremos. Contudo, o processador, para evitar superaquecimento, reduz a velocidade em que operam, o que prejudica seu desempenho.

O certo é que o gabinete precisa ter uma boa circulação de ar para dissipar o calor interno. Principalmente se o micro tiver muitos componentes que emanam calor, como placas de vídeo e HDs de alto desempenho, gravador de CD e DVD. Quanto mais peças funcionando, maior a temperatura. “Uma boa estimativa é de 30° no ambiente, 40° dentro do gabinete e entre 60° e 70° graus no processador”, explica o engenheiro eletrônico Laércio Vasconcelos.

O ar-condicionado não é indispensável, mas um ventilador na traseira do gabinete ajuda muito. Segundo Laércio, muitos micros baratos têm apenas o ventilador da fonte. “O ventilador traseiro custa cerca de R$ 5 e ajuda a baixar a temperatura do gabinete em até 15 graus”, explica. Alguns gabinetes mini-torre têm um duto lateral para saída de ar que facilita a refrigeração.

Dicas para não aquecer demais o PC

Evite manter o computador dentro de estantes, encostado na parede, ou em posições que dificultem a saída de ar do gabinete e prejudiquem a refrigeração. O ideal é deixar um espaço livre de cerca de 15 centímetros.

Use capas de proteção apenas quando o computador estiver desligado. Cobrir o gabinete com o computador ligado obstrui a circulação de ar e aumenta a temperatura interna do micro.

Se possível, use um ventilador adicional na parte traseira do gabinete. Ele reduz a temperatura interna em até 15° e custa cerca de R$ 5.

Use o programa HWINFO32 (www.hwinfo.com), comando “sensor” para checar a temperatura do processador. É gratuito.

Nenhum comentário: